Grupo de Pesquisa 👋
O Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico – GEPA – foi criado em 2000. Dele fazem parte professores universitários e da Educação Básica. Todos são pesquisadores em avaliação. O grupo se reúne periodicamente para: analisar livros, artigos, produções acadêmicas e iniciativas sobre avaliação; discutir temas e documentos que tratem da avaliação e da organização do trabalho pedagógico; planejar suas pesquisas e as atividades para as quais é solicitado; socializar experiências; pensar maneiras de a avaliação atender às necessidades dos estudantes e das escolas.
Seus membros têm produzido pesquisas, artigos, livros e capítulos de livros. Uma das atividades marcantes tem sido a aproximação com as equipes da Secretaria de Estado de Educação do DF e educadores das escolas públicas do DF, em forma de participação na elaboração de documentos e em forma de palestras. Além disso, os integrantes do GEPA têm sido solicitados a desenvolver palestras e consultorias em outras escolas de Educação Básica e da Educação Superior do DF e de outros estados. Neste ano de 2025 está sendo lançado o livro Lugar da avaliação em projeitos político-pedagógicos de escolas públicas do Distrito Federal, resultado de pesquisa desenvolvida por parte do grupo durante o ano de 2024.
Benigna Maria de Freitas Villas Boas
Doutora e pós-doutora em Educação. Professora aposentada e emérita da Universidade de Brasília – UnB. Professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do DF – SEEDF. Membro do Observatório de Educação Básica da Faculdade de Educação da UnB. Coordenadora do GEPA. http://lattes.cnpq.br/6040496875481226
Rose Meire da Silva e Oliveira
Mestre em Educação e professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do DF – SEEDF. Vice-coordenadora do GEPA. http://lattes.cnpq.br/2352470028211407
Cristhian Spindola Ferreira
Mestre em Ciências Agrárias. Professora formadora da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do DF.
Silvane Friebel
Doutoranda e Mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília – UnB. Professora da Secretaria de Estado de Educação do
Distrito Federal – SEDF.
Enílvia Rocha Morato Soares
Doutora em Educação e professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do DF – SEEDF.
Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade de Brasília – UnB. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF.
Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização, Letramento e Práticas de Ensino – GEPALPE/UnB.
Gleice Kelen Dornelles Costa
Mestre em Ciências, na área de Ensino de Física pela Universidade de São Paulo – USP e licenciada em matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul,
Brasília. Professora da rede privada de Educação do Distrito Federal.
Helder Gomes Rodrigues
Mestre em Linguística Aplicada pela UnB, graduado em Letras/ espanhol. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF.
Lígia Carolina Santana Catunda Sardinha
Especialista em Docência em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF.
Lucimara Gomes Oliveira de Morais
Doutora e Mestre em Educação. Pedagoga e Professora no curso de Pedagogia e Licenciaturas no IESB-EaD. Integrante do Grupo de Pesquisa
sobre Corpo de Educação – Imagem.
http://lattes.cnpq.br/94452443313889156