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Apresentação

Grupo de Pesquisa 👋

O Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico – GEPA – foi criado em 2000. Dele fazem parte professores universitários e da Educação Básica. Todos são pesquisadores em avaliação. O grupo se reúne periodicamente para: analisar livros, artigos, produções acadêmicas e iniciativas sobre avaliação; discutir temas e documentos que tratem da avaliação e da organização do trabalho pedagógico; planejar suas pesquisas e as atividades para as quais é solicitado; socializar experiências; pensar maneiras de a avaliação atender às necessidades dos estudantes e das escolas.

Seus membros têm produzido pesquisas, artigos, livros e capítulos de livros. Uma das atividades marcantes tem sido a aproximação com as equipes da Secretaria de Estado de Educação do DF e educadores das escolas públicas do DF, em forma de participação na elaboração de documentos e em forma de palestras. Além disso, os integrantes do GEPA têm sido solicitados a desenvolver palestras e consultorias em outras escolas de Educação Básica e da Educação Superior do DF e de outros estados. Neste ano de 2025 está sendo lançado o livro Lugar da avaliação em projeitos político-pedagógicos de escolas públicas do Distrito Federal, resultado de pesquisa desenvolvida por parte do grupo durante o ano de 2024.

       Benigna Maria de Freitas Villas Boas

          Doutora e pós-doutora em Educação. Professora aposentada e emérita da Universidade de Brasília – UnB. Professora aposentada da Secretaria de                     Estado de Educação do DF – SEEDF. Membro do Observatório de Educação Básica da Faculdade de Educação da UnB. Coordenadora do GEPA.                            http://lattes.cnpq.br/6040496875481226

     Rose Meire da Silva e Oliveira

     Cristhian Spindola Ferreira

 

          Mestre em Ciências Agrárias. Professora formadora da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do DF.

          http://lattes.cnpq.br/5892059295494085

     Silvane Friebel 

     Enílvia Rocha Morato Soares

 

          Doutora em Educação e professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do DF – SEEDF.

          http://lattes.cnpq.br/2404293417438153

     Camilli de Castro Barros

 

          Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade de Brasília – UnB. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. 

          Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização, Letramento e Práticas de Ensino – GEPALPE/UnB.

          http://lattes.cnpq.br/5862454632853164

     Gleice Kelen Dornelles Costa

 

          Mestre em Ciências, na área de Ensino de Física pela Universidade de São Paulo – USP e licenciada em matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul,

          Brasília. Professora da rede privada de Educação do Distrito Federal. 

          http://lattes.cnpq.br/3304944986672902 

     Helder Gomes Rodrigues

 

          Mestre em Linguística Aplicada pela UnB, graduado em Letras/ espanhol.  Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF.

          http://lattes.cnpq.br/6643269304475759

     Lígia Carolina Santana Catunda Sardinha

 

          Especialista em Docência em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. 

          Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF.

          http://lattes.cnpq.br/7170011858575227

     Lucimara Gomes Oliveira de Morais

 

          Doutora e Mestre em Educação. Pedagoga e Professora no curso de Pedagogia e Licenciaturas no IESB-EaD. Integrante do Grupo de Pesquisa

          sobre Corpo de Educação – Imagem.

          http://lattes.cnpq.br/94452443313889156