Lucimara Morais
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (GEPA), fundado e coordenado pela Profª Drª Benigna Villas Boas, desenvolveu, ao longo do ano de 2024, a pesquisa “O lugar da avaliação em Projetos Político-Pedagógicos de escolas públicas do Distrito Federal”. Inseridas nesse contexto investigativo, cinco estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília dedicaram-se ao estudo nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de diferentes escolas públicas do Distrito Federal.
Essas estudantes elaboraram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em diálogo direto com a pesquisa coordenada pelo GEPA. Por meio da análise dos PPPs, discutiram temas como a avaliação formativa, os desafios da recomposição das aprendizagens no contexto pós-pandêmico e as diferentes práticas avaliativas – formais e informais – adotadas em distintas tipologias escolares. A produção acadêmica dessas autoras evidencia a importância da inserção de estudantes de graduação em grupos de pesquisa, uma vez que as estudantes participaram de reuniões do GEPA, realizadas nas salas da Faculdade de Educação, acompanhando debates e decisões relacionadas ao planejamento da pesquisa em andamento.
Como orientadora e membro do GEPA, acompanhei de perto os percursos dessas estudantes, seus desafios, descobertas e o esforço na construção de trabalhos orientados pela defesa da escola pública inclusiva. Mais do que os resultados apresentados em seus TCCs, a vivência dessas estudantes no grupo fortaleceu suas concepções acerca da avaliação como categoria estruturante da Organização do Trabalho Pedagógico.
Convidamos os/as leitores/as do site do GEPA para conhecerem os trabalhos produzidos por essas jovens pesquisadoras por meio dos links a seguir:
BERNARDINO, Maria Clara Rodrigues. Avaliação formativa: seu lugar nos projetos políticos-pedagógicos de escolas públicas do Gama-DF. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/40381 . Acesso em: 7 maio 2025.
MAGALHÃES, Mariana Alecrim de. Avaliação e projeto político pedagógico: o registro das abordagens avaliativas em escolas públicas de Ceilândia-DF. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/37370 . Acesso em: 7 maio 2025.
PRAZERES, Marina Gonçalves. A avaliação formal nos projetos políticos-pedagógicos de escolas públicas do Distrito Federal: um diálogo entre escola parque, escolas classe e o pensamento de Anísio Teixeira. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2024. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/40475 . Acesso em: 7 maio 2025.
SANTOS, Petra Horrana Almeida dos. Abordagens avaliativas nos Projetos Político-Pedagógicos de Escolas Classe de Ceilândia-DF. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2024. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/40490 . Acesso em: 7 maio 2025.
TAVARES, Giovanna Isabelle Medeiros. Avaliação e projeto político-pedagógico: recomposição das aprendizagens no Distrito Federal em período pós-pandêmico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/39478 . Acesso em: 7 maio 2025.
Foi uma experiência extremamente gratificante desenvolver meu Trabalho de Conclusão de Curso participando das reuniões do GEPA, onde pude refletir coletivamente sobre avaliação e PPPs. Tive a oportunidade de entrevistar a professora Benigna Villas Boas, o que contribuiu para aprofundar meus estudos sobre avaliação formativa. Quando nos organizamos para dividir as Regiões Administrativas, escolhi com alegria o Gama — lugar onde nasci e pelo qual tenho muito carinho. Fico feliz em ver esse trabalho compartilhado em um espaço que valoriza o debate sobre a educação.
Vocês são convidadas a participarem dos encontros do GEPA sempre que puderem.
Compareça aos nosso econcontros, Maria Clara. Será mito bom tê-la conoscao.
Foi uma honra poder me inspirar nesse lindo projeto. Pude aprender e me aprofundar bastante.
Que bom, Giovanna!
Obrigada
Que bom, Giovanna.
Muito feliz por ter feito parte do GEPA e desse projeto tão especial sobre avaliação na educação pública. Obrigada à professora Lucimara por me apresentar ao grupo e à professora Benigna pela acolhida com tanto carinho. Foi uma honra aprender com vocês!
Você é sempre benvinda no GEPA.