Pular para o conteúdo

A contribuição do GEPA para a formação de estudantes de graduação

Lucimara Morais

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (GEPA), fundado e coordenado pela Profª Drª Benigna Villas Boas, desenvolveu, ao longo do ano de 2024, a pesquisa “O lugar da avaliação em Projetos Político-Pedagógicos de escolas públicas do Distrito Federal”. Inseridas nesse contexto investigativo, cinco estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília dedicaram-se ao estudo  nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de diferentes escolas públicas do Distrito Federal.

Essas estudantes elaboraram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em diálogo direto com a pesquisa coordenada pelo GEPA. Por meio da análise dos PPPs, discutiram temas como a avaliação formativa, os desafios da recomposição das aprendizagens no contexto pós-pandêmico e as diferentes práticas avaliativas – formais e informais – adotadas em distintas tipologias escolares. A produção acadêmica dessas autoras evidencia a importância da inserção de estudantes de graduação em grupos de pesquisa, uma vez que as estudantes participaram de reuniões do GEPA, realizadas nas salas da Faculdade de Educação, acompanhando debates e decisões relacionadas ao planejamento da pesquisa em andamento.

Como orientadora e membro do GEPA, acompanhei de perto os percursos dessas estudantes, seus desafios, descobertas e o esforço na construção de trabalhos orientados pela defesa da escola pública inclusiva. Mais do que os resultados apresentados em seus TCCs, a vivência dessas estudantes no grupo fortaleceu suas concepções acerca da avaliação como categoria estruturante da Organização do Trabalho Pedagógico.

Convidamos os/as leitores/as do site do GEPA para conhecerem os trabalhos produzidos por essas jovens pesquisadoras por meio dos links a seguir:

BERNARDINO, Maria Clara Rodrigues. Avaliação formativa: seu lugar nos projetos políticos-pedagógicos de escolas públicas do Gama-DF. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/40381 . Acesso em: 7 maio 2025.

MAGALHÃES, Mariana Alecrim de. Avaliação e projeto político pedagógico: o registro das abordagens avaliativas em escolas públicas de Ceilândia-DF. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/37370 . Acesso em: 7 maio 2025.

PRAZERES, Marina Gonçalves. A avaliação formal nos projetos políticos-pedagógicos de escolas públicas do Distrito Federal: um diálogo entre escola parque, escolas classe e o pensamento de Anísio Teixeira. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2024. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/40475 . Acesso em: 7 maio 2025.

SANTOS, Petra Horrana Almeida dos. Abordagens avaliativas nos Projetos Político-Pedagógicos de Escolas Classe de Ceilândia-DF. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2024. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/40490 . Acesso em: 7 maio 2025.

TAVARES, Giovanna Isabelle Medeiros. Avaliação e projeto político-pedagógico: recomposição das aprendizagens no Distrito Federal em período pós-pandêmico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/39478 . Acesso em: 7 maio 2025.

9 comentários em “A contribuição do GEPA para a formação de estudantes de graduação”

  1. Maria Clara Rodrigues Bernardino

    Foi uma experiência extremamente gratificante desenvolver meu Trabalho de Conclusão de Curso participando das reuniões do GEPA, onde pude refletir coletivamente sobre avaliação e PPPs. Tive a oportunidade de entrevistar a professora Benigna Villas Boas, o que contribuiu para aprofundar meus estudos sobre avaliação formativa. Quando nos organizamos para dividir as Regiões Administrativas, escolhi com alegria o Gama — lugar onde nasci e pelo qual tenho muito carinho. Fico feliz em ver esse trabalho compartilhado em um espaço que valoriza o debate sobre a educação.

  2. Muito feliz por ter feito parte do GEPA e desse projeto tão especial sobre avaliação na educação pública. Obrigada à professora Lucimara por me apresentar ao grupo e à professora Benigna pela acolhida com tanto carinho. Foi uma honra aprender com vocês!

Deixe um comentário para Villas Boas Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × cinco =